Webinars

2º Webinar: Carvão Nacional na Siderurgia

A Comissão Organizadora do VI CBCM Virtual, até a realização do Congresso, promoverá uma série de Webinars temáticos voltados para o desenvolvimento da cadeia produtiva de carvão mineral no Brasil.
O segundo deles é voltado para discussão das possibilidades de utilização do carvão mineral nacional (SC e RS) na siderurgia, com apresentações de pesquisadores da academia e  representantes da indústria.

Data/Horário: 18/05/2021, das 10:00 h às 11:30 h

Participação gratuita. O webinar será transmitido em tempo real através de link que será enviado aos inscritos, permitindo interação através do chat.

Após as palestras haverá um espaço para discussão e perguntas do público.
Serão fornecidos certificados para os participantes sob solicitação pelo e-mail de contato (cbcm2020@gmail.com)

Assista o 2º Webinar: Carvão Nacional na Siderurgia

Palestrantes:

Bruno Deves Flores: Pesquisador Tecnored

Possui graduação em engenharia metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado (com período sanduíche) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da UFRGS. Como pesquisador, atuou junto ao Laboratório de Siderurgia da UFRGS, desenvolvendo pesquisas na área de siderurgia, com foco em materiais carbonosos aplicados ao processo de fabricação de aço e na reciclagem de resíduos ferrosos. Foi professor substituto na UFRGS, atuando na graduação do Departamento de Metalurgia. Atualmente é analista de pesquisa e desenvolvimento na Tecnored, com foco em soluções sustentáveis via briquetagem para a siderurgia.

Juliana Pohlmann: Pesquisadora Tecnored e Pós-doutora Laboratório de Siderurgia/UFRGS

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado na Área de Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M/UFRGS) (2010) e doutorado na mesma Área e Programa (2014) com um período sanduíche no Instituto Nacional del Carbón – INCAR (Espanha). Atua principalmente nos seguintes temas: técnicas analíticas de caracterização de materiais carbonosos e uso do carvão e biomassa na siderurgia e na geração termelétrica. Atualmente atua como Analista de P&D na Tecnored Desenvolvimento Tecnológico SA, com foco no desenvolvimento sustentável de carbonosos para briquetes siderúrgicos.

Cleber B. Gomes: Diretor Administrativo Financeiro Carbonífera Metropolitana

Engenheiro de Minas graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS em 1983. Engenheiro especialista em segurança e meio ambiente na Mineração pela Escola de Minas de Alés – França em 1992. Trabalha na indústria carbonífera desde 1984. Sócio Gerente da GSE Engenharia Ltda. onde trabalha como consultor a mais de 37 anos, com experiência em mineração e beneficiamento de carvão, e recuperação de área degradadas. Atualmente Diretor Administrativo e Financeiro da Carbonífera Metropolitana S.A. Afiliado da SME e IMWA.

Moderadores:

Prof. Marçal Pires: PUCRS, Coordenador da Comissão Organizadora do VI CBCM
Prof. Eduardo Osório: UFRGS, Vice-coordenador da Comissão Organizadora do VI CBCM


Conheça os webinars anteriores:

Webinar: Cenário atual e perspectivas do carvão mineral no Brasil

A Comissão Organizadora do VI CBCM, até a realização do Congresso em 18 a 21.10.2021, promoverá uma série de Webinars temáticos voltados para o desenvolvimento da cadeia produtiva de carvão mineral no Brasil. O primeiro deles é dedicado à discussão da situação do carvão mineral no país e perspectivas da indústria carbonífera, com apresentações de renomados representantes da indústria, da academia e do governo.

Data/Horário: 16/03/2021, das 10:00 h às 11:30 h

Participação gratuita. O webinar será transmitido em tempo real através de link que será enviado aos inscritos, permitindo interação através do chat.

Após as palestras haverá um espaço para discussão e perguntas do público.

Palestrantes

Sr. Fernando Zancan – Presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM)
Sr. Carlos H. Sampaio – Professor da Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona, Espanha
Sr. André Osório – Diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia – MME